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Algumas perguntas e respostas sobre curadoria de conteúdo

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O que é curadoria de conteúdo, como esse trabalho é realizado e visto pelo mercado e outras questões referentes a esse assunto são recorrentes na cabeça de profissionais novos, experientes e estudantes – especialmente com o protagonismo das mídias sociais e da infinidade de informações que corre por elas. Por isso, quando recebi por e-mail estas perguntas do Wagner @FuturoRP, decidi compartilhar aqui no Mídia Boom as respostas sucintas e mais voltadas ao contexto mercadológico/comercial. Vamos lá:

@FuturoRP O que é, em sua visão, curadoria de conteúdo? Qual sua importância?

Newton Alexandria − A grosso modo, curadoria de conteúdo é coletar, selecionar, filtrar e disponibilizar conteúdos na forma original ou “mixada”, para atingir um objetivo (curador) e uma necessidade (alvo do conteúdo/usuário/leitor), dentro de um segmento específico ou mesmo num mercado mais amplo. A sua maior importância, a meu ver, reside no fato de as pessoas terem as informações de forma mais completa, organizada e sucinta, posicionando, assim, o curador como referência e alvo de interesse de uma comunidade relacionada, tornando-a um grande ativo intangível.

@FuturoRP Para quem esse trabalho de curadoria pode ser útil?

Newton Alexandria − O trabalho de curadoria é extremamente importante (e deve ser proveitoso) para os dois polos: tanto para o curador, quanto para o usuário/consumidor de conteúdo. O primeiro precisa atrair a atenção, mostrar-se, vender-se, tornar-se interessante para seus públicos; por isso, precisa, diante de tanta informação, filtrar, deixar algo mais “mastigado” e conciso e oferecer o “melhor” do conteúdo disponível por aí. De outro lado, é com base nessas informações que o usuário/consumidor irá tomar decisões de compra, resolver um problema, enfim, vai ajudá-lo a sanar suas necessidades, a tornar-se mais esclarecido sobre determinado assunto/área.

@FuturoRP De que maneira esse serviço é vendido no mercado? Qual o preço médio cobrado para tal?

Newton Alexandria – Normalmente é vendido dentro de um pacote de ações online ou mesmo dentro de um pacote de conteúdo (marketing de conteúdo): planejamento, estratégia, criação, curadoria, revisão, edição, publicação, propagação, e até mensuração. Essa questão de precificação está dentro, também, de um contexto maior. Isoladamente é difícil mensurar. Mas tudo depende, de acordo com outras ações online (ou mesmo offline), do tempo, da qualidade do profissional/empresa curadora, do volume de conteúdo e de uma série de variáveis, muito particulares até, avaliadas caso a caso.

@FuturoRP Por quais profissionais a curadoria de conteúdo pode ser realizada?

Newton Alexandria − O ideal, independente da formação do profissional, é que este tenha bastante poder de análise, de entender o seu mercado, seu cliente/empresa. Depende muito de seu background, de sua vivência, de seu contato e gosto pelas informações, pelas letras, por dados. Preferencialmente que seja de áreas ligadas à Comunicação Social: Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Letras – e até Marketing.

@FuturoRP Como fazer uma curadoria de conteúdo de sucesso?

Newton Alexandria − Começando, como dito acima, por conhecer o negócio e o público, estipulando os objetivos que se quer atender com essa curadoria; depois partir para os canais nos quais se pode encontrar esses conteúdos; então é só filtrar, e preferencialmente deixar com a “cara” de quem está curando e que tenha identificação com esse público a quem se direciona, quanto à linguagem principalmente.

Estas foram minhas contribuições com base em experiências, pesquisas, estudos e trabalhos. Se você tem questões relacionadas a marketing de conteúdo e conteúdo em geral, envie-as para contato@drconteudo.com.br.

Você tem algum complemento ou questionamento sobre as questões acima? Compartilhe com todos!

Especialista em Webwriting e Marketing de Conteúdo. Diretor da Dr. Conteúdo, agência com foco em conteúdo, estratégia e relacionamento digitais. Siga-o em @new_alexandria.

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