Artigos

Graph Search: Uma Busca Social perfeita e cheia de oportunidades!

intro-graph-search
Midia Boom
Escrito por Midia Boom

Todo semestre o Facebook vem com novidades e uma mais revolucionária que a outra. Me lembro bem quando a timeline e as Fan Pages estavam para mudar todo o design. Muita gente com medo da adaptação e como irião utilizar a nova forma de publicações. Bom, tudo se ajustou e encontramos soluções bem interessantes e boas melhorias nisso.

O sistema de busca do Facebook sempre foi ruim e todo mundo que utiliza a rede social sabe disso. Com o Graph Search, um novo sistema de busca anunciado pelo Facebook, ainda em beta, parece que isso tudo vai mudar. O sistema novo de busca social vai além e quer superar até mesmo o soberano Google. A superação se deve ao fato de que enquanto o Google busca informações precisas, o Graph Search buscará informações sociais, integradas ou não com seus amigos e Fan Pages que segue.

Parace complicado, mas não é.

Enquanto no Google você procura por “Bons restaurantes italianos em São Paulo na região da Avenida Paulista” e obtem resultados de inúmeros sites, blogs e recomendações de pessoas que nem conhecem, no Graph Search isso muda.

No Facebook se você digitar a mesma informação já no novo sistema de busca, vai encontrar recomendações dos seus amigos, de amigos dos seus amigos, de Fan Pages que curte, fotos e vídeos. Bem mais interessante, não é?

Agora imagine poder ampliar essa busca. Digitando “Bons restaurantes italianos em São Paulo na região da Avenida Paulista onde meus amigos costuma ir” você vai encontrar exatamente o que procurou. Faça uma busca por música por exemplo, digitando “Novas bandas de rock que meus amigos estão ouvindo”, pronto. Tudo na sua tela em segundos.

Primeiro é bom saber que o Graph Search está oficialmente em beta, sendo possível o acesso para os americanos inscritos. Aqui no Brasil é possível se inscrever na página de lançamento e aguardar a liberação, ou seja, o Facebook ainda prepara seu lançamento oficial do sistema para utilização. O potencial do sistema é muito superior a qualquer outro tipo de buscador, até mesmo o Google. Para entender melhor, a ferramenta é um localizador de amigos, um serviço para conhecer pessoas, recrutar, e até mesmo uma maneira de aprender coisas sobre amigos e familiares que você nunca pensou em perguntar. Porém, para que o sistema funcione bem é preciso modificar hábitos de busca das pessoas. Algo bem difícil de fazer.

Pesquisar no Facebook vai exigir que você esteja logado no site ou em seu aplicativo móvel. Outro pontro é que a maioria das pessoas, de fato, confiam em seus amigos e em sua rede de contatos para recomendar coisas, mas há uma grande diferença entre “curtir” e realmente recomendar algo. Então, o sistema tem grandes desafios pela frente. Mas um potencial incrível!

Quer saber mais sobre o Graph Search?
Reunimos ótimos links com bastante informação sobre o sistema. Confira:

Sobre o Autor

Midia Boom

Midia Boom

Blog Mídia Boom

Deixe um comentário