Artigos

Sou blogueiro. Gero conteúdo ou faço copy-paste?

Uma pesquisa de 2009 mostra que os blogueiros que não são considerados profissionais, os que fazem isso apenas por hobby, estão blogando cada vez menos. Isso está acontecendo por causa do crescimento das Redes Sociais e principalmente dos microblogs – especialmente o Twitter.

Esses blogueiros que estavam gerando cada vez mais conteúdo antes da explosão das Mídias Sociais, hoje estão se dedicando mais em replicar o que está sendo gerado e esquecem-se de criar e gerar conteúdo como faziam com seus blogs.

Entre esses bloggers profissionais, os que estão blogando por remuneração ou apenas para ser conhecidos pelo seu trabalho, o cenário é diferente. Segundo a pesquisa State of the Blogosphere, eles estão blogando cada vez mais. Isso acontece por perceberem que o blog é uma excelente ferramenta de autopromoção e, muitas vezes, de faturamento.

Analisando essa pesquisa, notamos que os bloggers mais profissionais estão cada vez mais ativos em seus blogs. Mas isso não quer dizer necessariamente que estão gerando conteúdo.

Estamos em uma época em que 95% das pessoas estão observando e lendo tudo que é gerado, 4% replicam as informações e apenas 1% da população gera conteúdo relevante.

Em um recente post do Brainstorm 9, Bob Wolheim fala sobre o RT, CTRL+ C CRTL+V e deixa-nos com uma pergunta; se isso é realmente produção de conteúdo.

Como citado por Bob, estamos em uma época em que nunca se gerou tanto conteúdo, onde o consumidor interfere na campanha da marca, onde cada leitor também vira escritor e publica seus comentários, criticas e observações em redes sociais, fóruns e blogs.

Falei recentemente no podcast do Podmak sobre conteúdo para blogs e como planejar esse tipo de trabalho. Não é bem simples, como muitos que estão começando a blogar ou gerar conteúdo em qualquer que seja a plataforma, acreditam que seja. Por muitas vezes é preciso criar parcerias, estar engajado e participar ativamente da web e não somente das redes sociais. Eu, por exemplo, sempre estou em eventos buscando conhecer cada vez mais pessoas ligadas ao que escrevo aqui no blog e ampliar meu conhecimento em assuntos que mais gosto.

Gerar conteúdo parte do principal do planejamento, sobre o que você quer falar e sobre o que você quer ser conhecido. Somente o copy-paste não adianta, e um dia você seu blog vai morrer só fazendo isso.

Revisão por Newton Alexandria – Siga @oPolivalente

Sobre o Autor

Midia Boom

Midia Boom

Blog Mídia Boom

8 Comentários

  • Olá Chico!

    Sou blogueira a 3 meses apenas. No começo a intenção era divulgar o meu trabalho, mas depois vi que isso era lugar comum. Então comecei a estudar tendências, estilos e trabalhos que julgava interessante. A maior parte deles em blogs e sites internacionais, e a minha surpresa foi exatamente essa constatada no seu artigo. A maioria das pessoas que tem blogs, apenas replicam conteúdo, falo isso de blogs internacionais… mas vejo uma outra realidade aqui no Brasil. Produção de conteúdo de alta qualidade, pessoas querendo interagir, trocar experiências e com isso a viabilidade real de formação de opiniões em esferas sem limites. A nossa brasilidade em querer sempre descobrir algo novo, está nos valendo!

    Abraço

    Lu

    • Isso é verdade Luciane,

      Por estar sempre em contato com conteúdo gringo eu também percebo isso aqui no Brasil, ainda pouco conteúdo mas com grande crescimento.

      Obrigado por comentar!

  • Concordo plenamente. Ocappuccino faz parte do 1% então. Na batalha por conteúdo original. Sempre lembro da frase do @renedepaula > "Se você não está confuso, está mal informado". Isso resume tudo. Estar confuso faz parte do dia a dia de um blogueiro que leva a sério o seu blog. Tu não vive confuso?

    Abraços
    Mateus

  • Muito bem colocado Chico, comigo acontece de pensar em algum assunto e quando vou pesquisar mais para ter dados mais completos descubro que alguém já postou praticamente na mesma linha do tema que eu havia imaginado.

    Isso é realmente ruim pois você tem que achar um jeito que não pareça como copia e cola. Ao mesmo tempo isso e desafiador e interessante e faz com que busquemos ainda mais novidades para trazer conteúdo exclusivo aos leitores.

  • Totalmente Off Topic:

    O teclado da foto é um mac, e pra copiar/colar no nesse teclado se usa a tecla "Command", (aquela ali do lado esquerdo da barra) e não o control.

    On Topic:
    Uma coisa é se inspirar em algo, ou mesmo criar um post com alguma opinião pessoal dando talvez um novo ponto de vista e a outra coisa é copiar na cara dura e nesse caso aí sim o blog não terá vida muito longa.

Deixe um comentário