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Você sabe medir o potencial do seu E-commerce?

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Escrito por Felipe Morais

O Brasil possui mais de 5 mil lojas virtuais entre micro, pequena, média e grandes empresas, aliás as grandes marcas de varejo já estão usando esse novo canal como mais um canal de vendas, diferente do que alguns gestores de marca pensam, o e-commerce não vai canibalizar o ponto de venda, muito pelo o contrário, o e-commerce dá capilaridade aos seus negócios, as suas vendas e claro, ao seu lucro!

Pense em uma loja que só tem em um ou dois shoppings em São Paulo. Como alguém de Manaus ou do Rio de Janeiro vai comprar? Vai esperar essa pessoa vir a São Paulo? Melhor abrir um canal para ela comprar quando quiser.

Quando se tem essa visão de que o e-commerce vai tirar vendas das suas lojas, se começa errado a pensar em internet. Seria a mesma coisa que dizer que uma campanha no Twitter vai tirar clicks da usa campanha de banner na home de portal. Bobagem, uma coisa não tem nada a ver com a outra. E-commerce é um dos canais que mais crescem no Brasil e muitas marcas ainda não perceberam isso.

Mas e para você que tem um e-commerce, não tem essa visão antiga, como você mede o potencial da sua loja online? É possível vender mais? A resposta é clara: sempre é! A Casas Bahia vende – nas lojas físicas – 17 bilhões de reais por ano. Será que para os próximos anos ela quer manter esse número? Não, ela quer ir para 18,19,20… alguém pode falar “ah, mas é a Casas Bahia” e eu respondo “se você pensar pequeno, será sempre pequeno”. Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, um dia foi pequeno também, mas pensou grande e chegou lá.

Como vender mais? Como ampliar a estratégia da sua empresa para vender mais? Existem vários caminhos, entre eles investir em mídia, mas será que só isso resolve? Se a taxa do seu site é de 2% de conversão (pessoas que compram) significa que o seu site possui algumas coisas bem erradas, afinal, por que só 2 de 100 pessoas que entram compram? Será que apenas a mídia online resolve? Não acho que seja apenas isso, claro que 2% de 1.000.000 é mais do que 2% de 1.000, mas por que não fazer daquelas 1.000 que entraram, 100 ou 200 pessoas comprando? Talvez seja ou mais fácil ou mais barato.

Essas respostas podem ser achadas com um simples movimento: Planejamento Estratégico Digital. Não se coloca uma marca, loja, campanha, ação, banner no ar sem um planejamento, sem entender o mercado, concorrência, público-alvo as chances de não dar certo essa campanha são enormes, por isso, não arrisque, pense, avalie e planeje. Primeira fase completada. Vamos a segunda fase, que é estando com a sua loja online no ar como otimizar, melhorar vendas e entender todo o potencial.

Vale a pena ter uma equipe dedicada? Sim! Vale a pena investir no Google? Sim! Vale a pena estar nas Redes Sociais? Sim. É difícil estar nas redes? Não! É preciso mensurar cada passo de cada um dos visitantes da sua loja? Com certeza? E para que? Tomada de decisões! Só se toma decisões quando se mensura cada passo do seu usuário dentro do site. Só se melhora a loja e assim vendas, quando se entende o que acontece lá dentro. Vale a pena medir, planejar, entender e ter estratégias.

Pense nisso!

Sobre o Autor

Felipe Morais

Felipe Morais é especialista e autor do livro Planejamento Estratégico Digital. Professor da Pós Graduação em Marketing Digital da FIT, E-commerce School, Faculdade Trevisan, Miyashita Consulting, Digitalks entre outros. Palestrante e consultor de marketing digital. Atualmente é Gerente de Planejamento da Vostu.com e mantém o Blog do Planejamento.

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