Empreendedorismo

O que é Bootstrapping?

O-que-é-Bootstrapping
Raissa Klain
Escrito por Raissa Klain

Bootstrapping é um termo muito utilizado na área do Empreendedorismo, muitas vezes de forma errônea. Confesso que faz poucas semanas que eu entendi seu verdadeiro significado.

Bootstrapping vem de Bootstrap é alça de bota – aquele pedaço de couro ou tecido que fica atrás da bota e acima do calcanhar, facilitando puxá-la com as mãos na hora de calçar. O termo “levantar a si próprio pelas alças da bota”, era utilizado como figura de linguagem para descrever tarefas muito difíceis feitos com pouco ou quase nenhum recurso, apenas as mãos de que realizaria a tarefa.

Quando comecei a minha startup, Influentio, lembro que eu e meus sócios utilizávamos esse termo para os investidores para descrever que todo custo de operação do produto era a própria equipe que estava bancando. Na verdade, só depois de seis meses é que finalmente vamos começar a fazer o real bootstrapping.

O-que-é-Bootstrapping-thumbBootstrapping é confundido muitas vezes com fazer “bico”, outra atividade para ajudar a startup se manter, quando o real significado do termo utilizado é se manter da receita que o próprio produto gera. Isso realmente é um feito no empreendedorismo. Se empreender não é para qualquer um, o Bootstrapping é para um número muito limitado de empreendedores. É exatamente por isso que existem as aceleradoras, investidores anjos e outros recursos que facilitam este processo para o empreendedor não apanhar mais do que o comum. Além disso, uma startup que vive de bootstrapping pode demorar no mínimo o dobro do tempo que uma empresa que recebeu aporte gastaria para lançar o seu produto.

Para quem não passou nesta chamado do Startup Brasil e acredita na ideia, o Bootstrapping é uma saída e com certeza chama atenção de fundos de investimentos maiores do que investimento anjo ou aceleradora, pois além de investir em um produto validado que paga suas operações, o empreendedor do projeto de fato é uma pessoa muito talentosa! ;)

E aí? Vai encarar o Bootstrapping?

Sobre o Autor

Raissa Klain

Raissa Klain

Raíssa tem 24 anos, é publicitária e CEO da Influentio, um plugin social que gera Buzz marketing através de compartilhamentos personalizados nas redes sociais. Começou a empreender aos seis anos vendendo adesivos e brinquedos na escola e aos 11 anos, vendendo sais de banho que ela mesmo fabricava. Além de ser empreendedora dedica-se ao seu Blog (www.meninaempreendedora.com.br) e organiza o evento TEDxRioClaro em sua cidade.

3 Comentários

Deixe um comentário