UXDE dot Net

Você sabe o que é Crowdlearning?

Por -
33 Flares Twitter 1 Facebook 24 Google+ 6 LinkedIn 2 Email -- Filament.io 33 Flares ×

Muito se fala em crowdsourcing, o parente mais conhecido da família do “Todo mundo junto e criando”. Existe também o modelo de crowdfunding que chega a ser um pouco conhecido no Brasil. Vou explicar de forma rápida como funcionam esses dois modelos:

O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.

O crowdfunding de forma bem simples, é o termo para usar quando a gente fala de iniciativas de financiamento colaborativas. Traduzindo para o português seria algo como “financiamento pela multidão”. A ideia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um negócio, um projeto.

Nesse modelo de crowdfunding, existem bons exemplos no Brasil. O Catarse.me, uma plataforma brasileira, que financia projetos de maneira colaborativa e o VamosTrazer, plataforma criada pelo humorista e empreendedor Murilo Gan, que mobiliza pessoas para que artistas possam fazer seus shows em diversas cidades.

Mas, o que é o Crowdlearning?

Crowd é multidão. Learning é aprendizagem. E crowdlearning é um modelo em que pessoas apaixonadas pelos mesmos assuntos aprendem e ensinam lado a lado. Sem envolvimento financeiro (podendo ter, claro…), mas focado no ensinamento e aprendizado coletivo.

No Brasil temos uma plataforma muito interessante que desenvolve essa ideia e está em fase beta. O Nós.vc, plafatorma de crowdlearning brasileira, proporciona o aprendizado coletivo através de encontros inspiradores. “Todo mundo quer aprender alguma coisa. E todo mundo tem algum conhecimento que gostaria de ensinar.” Cita os fundadores do site.

Para conhecer um pouco mais, acesse o site e entenda como funciona. Eu confesso que gostei bastante da ideia e conceito. Parabéns aos criadores do Nós.vc!

Abaixo, segue um vídeo sobre a ideia do Nós.vc.

Chico Montenegro

Fundador e Editor do Blog Mídia Boom. Sócio e Gestor Operacional na Agência Social Tag, agência referência em Social Media em SP. Empreendedor inquieto, falador nato e sonhador. Uma meta? Ser feliz todos os dias independente das conquistas, o que vale é buscar sempre o sucesso.

33 Flares Twitter 1 Facebook 24 Google+ 6 LinkedIn 2 Email -- Filament.io 33 Flares ×