Hard News

Dataminr: encontre histórias antes que elas viralizem

dataminr-twitter
Midia Boom
Escrito por Midia Boom

O que mais está bombando no Twitter, em poucas horas virá notícia velha e que já foi dada por muitos canais. A cereja do bolo é dar a notícia antes de todo mundo.

A Dataminr, empresa de tratamento de dados, anunciou uma ferramenta que pode impulsionar o trabalho dos jornalistas. O objetivo da ferramenta é encontrar tendências e notícias antes que elas viralizem, os chamados “furos”.

O sistema faz isso analisando o Twitter a partir de ferramentas de filtragens e foi desenvolvida em parceria com o microblog e a CNN. O projeto foi testado por 6 meses e foi sendo moldado nesse tempo.

dataminr

Ted Bailey, CEO da Dataminr comenta que o sistema é diferente de ferramentas como Hootsuite, Tweetdeck e outras. O sistema é uma ferramenta para usar quando você não sabe o que está procurando.

O sistema não filtra toda a base do Twitter, ele usa um algoritmo que analisa os tweets com base em parâmetros de geolocalização e relatórios agrupados. Além disso é capaz de identificar se as informações dos relatórios em tempo real foram publicadas por pessoas ou meios de comunicação, como sites, revistas e jornais.

Com iss, os jornalistas encontram histórias em desenvolvimento, ao invés de notícias que já estão sendo relatadas em outros canais.

Show, não é?

No vídeo abaixo dá para entender um pouco mais como a ferramenta funciona:

Sobre o Autor

Midia Boom

Midia Boom

Blog Mídia Boom

Deixe um comentário