Hard News

Problema X Solução = 85 Nós de Gravata

85-gravatas
Raissa Klain
Escrito por Raissa Klain

The_85_waysQuantos nós diferentes são possíveis de dar em uma gravata? 1, 2, 4, 8 ou 16?

Como o próprio título do post diz, são possíveis dar 85 nós diferentes de gravata. Quando eu estudava no colegial, tive a honra de ter um professor de física muito bom. E ele nos contou a seguinte historia:

“Um Físico na Inglaterra, chamado Thomas Fink, publicou um livro “The 85 Ways to Tie a Tie” que dizia que eram possíveis 85 maneiras diferentes de se fazer um nó em uma gravata. Tal artigo ficou um tanto conhecido, mas ficou ainda mais, quando uma jornalista foi entrevistá-lo e questionou: – Existem tantos problemas para ser resolvidos e você está preocupado com a quantidade de nós que se pode dar em uma gravata?

O Físico pacientemente respondeu: – Não se trata apenas de nós de gravatas. Minha intenção era provar que enquanto parecem existir apenas uma solução para um determinado problema eu descobri que há outras 84 possibilidades de resolução do mesmo problema.”

++ Conheça a história completa ++

Eu posso não ter sido uma boa aluna em física, apesar ter aulas com um professor brilhante. Mas dessa história eu não me esqueci. A minha intenção em compartilhá-la com os empreendedores é para mostrar que existem muitas maneiras de se resolver o mesmo problema estudado, para se oferecer uma solução de mercado. Digo isso porque as vezes acreditamos que esbarramos em um problema que aparentemente parece ser sem saída, mas existem outras maneiras de se resolver o problema.

Isso vale principalmente para empresas concorrentes, quanto mais maneiras de se resolver um problema o empreendedor sabe, ele garante a melhor solução para seu cliente. Do que se trata a inovação se não melhores soluções para os problemas que já existem!?

Sobre o Autor

Raissa Klain

Raissa Klain

Raíssa tem 24 anos, é publicitária e CEO da Influentio, um plugin social que gera Buzz marketing através de compartilhamentos personalizados nas redes sociais. Começou a empreender aos seis anos vendendo adesivos e brinquedos na escola e aos 11 anos, vendendo sais de banho que ela mesmo fabricava. Além de ser empreendedora dedica-se ao seu Blog (www.meninaempreendedora.com.br) e organiza o evento TEDxRioClaro em sua cidade.

Deixe um comentário