Diversos SEO - Otimização de Sites

Content Marketing: o que é Marketing de Conteúdo?

O que é Marketing de Conteúdo
Midia Boom
Escrito por Midia Boom

Content Marketing ou Marketing de conteúdo é uma técnica de marketing que envolve a criação e compartilhamento de conteúdo relevante para atrair e fidelizar o seu público, de maneira consistente.

Este conteúdo pode ser de diversas formas como imagens, notícias, videos, ebooks, artigos, posts de blog, entre outros. Não é focado exclusivamente em vendas, mas em comunicação da marca diretamente com clientes e potenciais clientes.

O conteúdo é produzido visando aproximar o cliente, tendo como principais objetivos o aumento das vendas, a geração de leads e o engajamento desses clientes.

Atualmente, o Marketing de Conteúdo é utilizado pelas maiores empresas de marketing do mundo, incluindo a P & G, Microsoft, Cisco Systems e John Deere. Por quê? Porque ele funciona. O conteúdo é o presente – e futuro – do marketing.

O marketing e o conteúdo

Marketing de mídia social: a estratégia de marketing de conteúdo vem antes de sua estratégia de mídia social.

SEO: Motores de buscas reconhecem empresas que publicam conteúdo relevante, enquanto os usuários compartilham links com conteúdo considerado atrativo.

PPC: Para que os links patrocinados funcionem de forma efetiva, é necessário que os textos ou as imagens atraiam o cliente e que sejam capaz de convencê-lo que sua empresa tem o que ele precisa.

Inbound Marketing: O conteúdo é a chave para direcionar o tráfego de entrada e de leads.

De acordo com a Roper Public Affairs 80% dos tomadores de decisão preferem obter informações sobre a empresa em uma série de artigos ao invés de um anúncio publicitário; 70% dizem que o conteúdos relevantes fazem com que se sintam mais perto da empresa, enquanto 60% afirmam que o conteúdo da empresa os ajuda a tomar melhores decisões com relação aos produtos.

Por que Marketing de Conteúdo?

Mais importante do que entender o que é o marketing de conteúdo, é saber por que o marketing de conteúdo é indispensável. Primeiro, precisamos entender as quatro etapas do ciclo de compra:

1. Consciência: O potencial cliente possui uma necessidade ou um problema, mas ainda não tem a consciência de qual é, não tem conhecimento da solução e irá tentar descobrir como resolvê-lo.

2. Pesquisa: Uma vez que o cliente está ciente de que há uma solução, irá realizar pesquisas para se informar a respeito do produto. Por exemplo, um comprador de carro vai tentar descobrir os diferentes tipos de carros, e qual deles irá atender suas necessidades.

3. Consideração: Neste ponto, o cliente começa a comparar diferentes produtos de fornecedores diversos, para se certificar de que irá adquirir um produto de qualidade a um preço justo.

4. Compra: Finalmente, o cliente faz a sua decisão e realiza a aquisição.

O Marketing de conteúdo passa por todas as etapas do processo de compra, uma vez que aumenta a consciência com relação às soluções, informa os consumidores sobre um produto que ele nunca considerou antes e comunica sobre a utilização ou manutenção do produto (pós compra).

Se realizado corretamente, o retorno sobre o investimento para o marketing de conteúdo pode ser excelente. Além disso, ele fornece conteúdo para às mídias sociais e contribui para o SEO, gerando visitas orgânicas e construindo conteúdo de qualidade, o qual será encontrado nos motores de busca. De fato, a maior parte dos esforços de SEO deve ser focada em marketing de conteúdo.

Como começar?

Muitas empresas oferecem serviços de marketing de conteúdo, combinadas com SEO ou RP. Se você não está pronto para gerenciá-lo sozinho, a contratação de uma empresa pode ser a melhor opção. Mas se você está disposto a produzir seu próprio conteúdo, a maneira mais indicada é criar um blog para a sua empresa.

Agregar valor

Se você não tem certeza de como pode agregar valor através do marketing de conteúdo, pergunte a seus clientes que tipo de conteúdo seria útil para eles, quando procuram o seu produto ou serviço.

A maioria das empresas não estão fazendo o marketing de conteúdo… ainda! É por isso que você terá uma grande vantagem.

5 exemplos de conteúdo

Existem diversos tipos de conteúdo, aqui estão cinco exemplos para te ajudar.

1. Infográficos: São gráficos que incluem estatísticas, tabelas, gráficos e outras informações. Um bom infográfico será eficaz pois poderá ser divulgado nas mídias sociais e postado em sites por anos. Você pode obter um infográfico desenvolvido profissionalmente com a contratação de agências e profissionais, ou pode utilizar ferramentas grátis disponíveis na web.

2. Blog: Os blogs são extremamente valiosos para sites de empresas e e-commerces. O seus clientes te encontrarão quando estiverem em dúvida sobre determinados produtos e serviços. Isso trará credibilidade e seu site se tornará referência em seu segmento.

3. Podcasts: Um podcast dá visibilidade completamente diferente, principalmente no iTunes. Um podcast pode fornecer informações valiosas e ser baixado de graça. Isso leva a mais visitas em seu site, vendas de produtos e assim por diante.

4. Vídeos: A utilização de vídeos como conteúdo ainda é muito pouco explorada no Brasil. Com o barateamento do custo do equipamento de nível profissional, a criação de vídeo de alta qualidade e conteúdo de áudio é mais fácil do que nunca.

5. E-Books: As pessoas costumam pensar em livros para vender, mas comerciantes experientes não vendem apenas livros, eles disponibilizam livros como iscas. O livro é uma excelente ferramenta para direcionar clientes para seus produtos e serviços.

Conclusão

O-que-é-Marketing-de-Conteúdo

Esses são apenas alguns exemplos de conteúdo que você pode utilizar. O próximo passo deverá ser monitorar os resultados e aperfeiçoar a sua estratégia.

Sobre o Autor

Midia Boom

Midia Boom

Blog Mídia Boom

Deixe um comentário