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O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing
Midia Boom
Escrito por Midia Boom

O Inbound Marketing é uma forma de atrair potenciais clientes, utilizando táticas de marketing online, através da criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade.

Direcionado para um público-alvo, tem como objetivo atrair maior tráfego de visitantes para o site da sua empresa.

O grande diferencial do Inbound Marketing é a capacidade de capturar informações dos visitantes através de formulários e transformá-los em clientes. Trata-se de ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.

Como funciona o Inbound Marketing

O principal objetivo do Inbound Marketing é transformar visitantes em leads, esses leads em clientes e, por fim, os clientes em divulgadores.

Para isso, é essencial considerar cinco fundamentos.

1. Marketing de Conteúdo: produzir conteúdo relevante direcionado para seu público específico. É essencial determinar o seu público-alvo e qual o conteúdo que os interessa.

2. Ciclo de compra: criar um ciclo de compra para cada cliente. Entender o processo que torna visitantes em clientes é vital.

3. Personalização: conhecer os seus leads possibilita a interação no momento certo e com o conteúdo relevante.

4. Multicanais: entender os canais de interação que seu público-alvo utiliza, como blogs, Facebook e Google+.

5. Integração: conseguir unir todos esses conceitos, de modo a mensurar e analisar o conteúdo divulgado, tornando a personalização eficiente.

Ações

Gerar tráfego qualificado é a primeira ação a ser realizada, tendo como foco atrair as pessoas certas.

É necessário utilizar os meios descritos abaixo.

1. Blog: o ínicio do trabalho de Inbound Marketing é um blog com conteúdo de qualidade. Através dele, é possível atrair visitantes, que através do conteúdo de qualidade, irão tornar-se clientes.

2. Social Media: O Brasil é considerado como um dos países onde o usuário mais passa o tempo em redes sociais. Conhecer em qual das redes sociais o seu público está e, posteriormente, interagir, é indispensável.

3. SEO: O processo de pesquisa de determinado produto ou serviço é etapa crucial utilizada pela maioria dos usuários. Isso significa que se você não estiver posicionado nos principais buscadores, com as palavras-chaves corretas, você irá perder clientes diariamente. Portanto, não adie mais e faça SEO já!

4. Landing Pages: A página para a qual seus visitantes serão direcionados é parte indispensável do ciclo de compra, pois através dela será possível passar o conteúdo certo e as informações necessárias para que visitantes tornem-se clientes.

5. Conversão: Converter visitantes em clientes envolve conseguir suas informações através de formulários que captam informações, como o email. Algumas estratégias utilizadas para que isso ocorra são oferecer um e-book, um whitepaper ou um guia informativo.

5 motivos para utilizar o Inbound Marketing

Porque fazer o Inbound Marketing e não Outbound (Marketing tradicional)?

Particularmente para empresas de pequeno ou de médio porte, em razão de terem o orçamento limitado, o Inbound Marketing é uma estratégia com um excelente custo-benefício.

1. Cerca de 46% das pesquisas diárias nos mecanismos de buscas são realizadas a fim de obter informações sobre produtos e serviços.

2. Consome menos dinheiro: enquanto o Marketing tradicional precisa de verba e funcionários, o Inbound Marketing possui um custo de 62% a menos por lead do que o marketing tradicional.

3. Empresas que utilizam blogs com conteúdo relevante conquistam 55% a mais de tráfego, de modo a aumentar a quantidade de pessoas que interagem com a marca.

4. As empresas que utilizam blogs possuem cerca de 97% mais links para seus sites.

5. O Inbound Marketing é mais preciso: permite identificar com mais facilidade quem está interessado na sua empresa, e como atingir com precisão o seu público.

Conclusão

O Inbound Marketing permite entender o cliente, como fazer para atraí-lo e conquistar sua confiança.

A estratégia é realizada baseada na necessidade dos potenciais clientes.

O ambiente digital nos mostra que cada vez mais é imprescindível estabelecer relacionamento direto com os clientes, gerando conteúdo de qualidade e utilizando de meios para atraí-lo de maneira mais natural possível.

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