Promoções

Virou livro: Como acabar com sua #empresa em 140 caracteres

Há algum tempo você provavelmente ouviu falar ou até mesmo respondeu um questionário de trabalho de conclusão de curso chamado “Como acabar com sua empresa em apenas 140 caracteres”. Foram muitos tweets inclusive de famosos como Marcelo Tas ajudando a promover e a conquistar um número alto de participações. Como resultado teve um trabalho muito bem feito e reconhecido, que foi inclusive destacado aqui no Mídia Boom!

Quem estava por trás disso era Carolina Lima ou conhecida também por @CadyWitter. Em sua própria definição de 140 caracteres “formada em #Publicidade&Propaganda, pós-graduanda em #Moda&Marketing e atua na área de #SocialMedia em Florianópolis”. Atualmente está cursando Pós-Graduação de Moda: Gestão e Marketing. E, segundo ela, antes que alguém olhe estranho a respeito da sua formação, seu projeto será sobre como vender moda no meio digital! Atualmente ela coordena as redes sociais de 24 unidades de todo o estado do Departamento Regional do Senac/SC.

Mas porque estamos falando dela? Simples, seu TCC virou um livro! E nós entrevistamos ela para saber um pouco mais da obra. Confira:

  • Porque você fez seu TCC sobre isso?

A ideia inicial era fazer sobre “Linguagem Corporal na Propaganda”. (ahn?) … Fiz por seis meses este tema, juro! E até que meu professor @falapalermo, me disse: Nada haver contigo esse tema, deverias fazer sobre internet!

Sabe aquele melhor professor da faculdade que todo mundo ama e super idolatram? Sim, o @falapalermo é esse cara. E se ele disse isso meu caro, a gente apenas aceita! E não é que ele estava certo?

Busquei o orientador mais nerd para me ajudar (@madu_madureira), joguei meu trabalho de seis meses fora e vamos começar de novo! Eu só não tinha aceito fazer sobre internet antes por um simples motivo: 80% da minha sala estava abordando sobre o tema e grande parte desses, sobre cases empresariais de sucesso nas redes sociais!

Como eu queria algo com o Twitter, pois ele estava em super alta e tentando buscar algo diferente, eu e @madu_madureira pensamos: Que tal fazer então sobre os que as empresas não devem fazer no Twitter? E nasceu então o título do meu TCC: Como acabar com sua #empresa em apenas 140 caracteres!

  • Porque transformar o TCC em livro?

Toda a pesquisa e a apresentação final do meu TCC deu uma boa repercussão na internet.

Na divulgação da minha pesquisa online, contei com a ajuda de grandes blogs, diversos profissionais relevantes e ícones como o Marcelo Tas. Acredito que esse foi um dos pontos fortes que fez o tema bombar na internet.

Depois de publicado no SlideShare, só a apresentação do TCC já tem mais de 30.000 views.

Com esses resultados, resolvi arriscar: “Imagina isso virar um livro!”  Entrei em contato então com a editora Novatec, por ela ter bastante foco em livros sobre internet e ter autores como Conrado Vaz, Tagil Ramos, Claúdio Torres e a Martha Gabriel de quem eu já era super fã.

E aqui estou eu, exatamente 9 meses depois, meu livro nasceu! :)

  • Sobre as participações no livro, como da Martha Gabriel, de onde surgiu o convite/ interesse deles e como eles receberam isso?

Como eu sempre digo, sou uma seguidora online e offline da Martha. Admiro muito todo o trabalho dela e a maneira como ela trata todos seus “fãs”.

E quando eu digo fãs, realmente são fãs mesmo! Impossível alguém assistir uma de suas palestras e não adora-lá demais³! Todo o meu interesse na área de internet, tecnologias e comunicação digital nasceu depois de ter visto uma de suas palestras. Durante meu TCC entrei em contato com a Martha e ela me ajudou demais em todo processo! Ajudou a divulgar minha pesquisa e até fez um vídeo falando sobre o assunto para a minha apresentação.

Depois do meu TCC ter repercutido na internet e veio a ideia de transformá-lo em um livro, a escolha da editora foi claro, a mesma editora da Martha.

E depois de tudo ter dado certo e o Rubens (Editora Novatec) ter me falado sobre o prefácio, não existia outra pessoa além da Martha para fazê-lo!

Fiz o convite a ela sem muitas expectativas, já sabendo que a agenda dela é lotadíssima, me preparei para um não. E quando ela aceitou… Gente, eu quase morri, é sério! hahaha Resumindo, ela é querida demais, fofa demais, atenciosa demais e inteligente demais! E quem ainda não a conhece, vocês me entenderão quando trocar um “Oi” com a moça! ;)

Lançar um livro pela editora Novatec já é uma honra, mas ter a Martha Gabriel escrevendo seu prefácio a honra é maior ainda!

  • Para quem se destina a leitura?

Para todos os estudantes, interessados em trabalhar na área de SocialMedia, profissionais e empresários a leitura é bastante válida!

  • O que é tratado no livro? Quais os destaques?

Desde tudo o que não fazer no Twitter, a cases de grandes empresas que equivocaram na rede!

O livro mostra pesquisas sobre o que os usuários querem ler nos tweets empresariais e o que faz este mesmo usuário deixar de seguir a empresa. Entre outras diversas abordagens como por exemplo, saiba se você tem o perfil de um profissional de Social Media, a polêmica sobre bloquear as redes sociais nas empresas e como gerenciar uma crise diante um problema também estão no livro. E no final, o leitor irá se deparar 140 aplicativos para facilitar e possibilitar diversas ações no Twitter.

  • Faça a propaganda: onde encontrar?

Temos o site: www.comoacabarcomsuaempresa.com.br (Que atualmente está fora do ar, pois estamos atualizando ele com novas informações)

Mas por enquanto os usuários podem acompanhar e curtir a page do livro no facebook! www.facebook.com/comoacabarcomsuaempresa

E para comprar acesse: http://www.novatec.com.br/livros/empresa140/

  • Onde vai ser o evento de lançamento?

O lançamento será feito no dia 16 de Junho às 19h30, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi em Florianópolis.

#FicaDica para quem mora perto de Florianópolis prestigie a Carol. Toda a entrevista foi virtual mas procuramos deixar exatamente nas palavras dela para que você possa conhecer um pouco mais do jeito desta nova autora!

Sobre o Autor

Fernanda Fabian

Redatora, social media, relações públicas, pesquisadora, adoradora de novas tecnologias, da língua portuguesa e de tudo que atinja a comunicação. Versátil, criativa, estrategista, detalhista, comunicativa. Na medida certa, mas sempre na busca do além, do mais.

Deixe um comentário