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3 Planilhas para ajudar no planejamento de Mídias Sociais e Digitais

Planejamento Mídias Sociais
Midia Boom
Escrito por Midia Boom

Quem trabalha com comunicação sempre busca primeiro os estudos, cursos ou uma boa faculdade. Todo novo publicitário acredita que o trabalho dele será sempre ser criativo e inovador em suas ideias e campanhas e esquece que tudo deve ser mensurado, detalhado e planejado antes de ser iniciado. Isso também acontece, principalmente com o pessoal de Marketing. Mas se existe algo que dá medo em muito profissional iniciante em comunicação, isso se chama Planilhas de Excel.

Por isso, separamos 3 planilhas criadas por profissionais da área que irão lhe ajudar todos os dias.

Quem trabalha com comunicação sempre busca primeiro os estudos, cursos ou uma boa faculdade. Todo novo publicitário acredita que o trabalho dele será sempre ser criativo e inovador em suas ideias e campanhas e esquece que tudo deve ser mensurado, detalhado e planejado antes de ser iniciado. Isso também acontece, principalmente com o pessoal de Marketing. Mas se existe algo que dá medo em muito profissional iniciante em comunicação, isso se chama Planilhas de Excel.

Planilhas são ferramentas essenciais para o trabalho de um bom Analista de Redes Sociais, Planner ou qualquer outro profissional que trabalhe na área da comunicação. Vendo essa necessidade, semana passada conheci 3 planilhas bem interessantes enviadas para nosso e-mail por 2 profissionais de grande porte na área da Social Media, o Ricardo Mello e a Renata Checha.

Checklist Social Media – Por Renata Checha

checklist

Como muitos que chegam ao planejamento digital, já fez parte do meu currículo ser social media. Até hoje percebo nuances e diferenças entre as formas como a posição profissional é tratada em agências. E ainda é confuso. Na verdade até mesmo entre os especialistas muitas vezes não se percebe um consenso. Quando se trata de pequenos negócios a confusão ainda é maior. O sobrinho sempre se embanana, por não conhecer as ferramentas ou estratégias. Sim, social media envolve estratégia, o que não deveria ser nenhuma novidade. Mas envolve também, principalmente na operação, muita técnica e método.
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Na minha concepção, a operação de social media envolve conteúdo, ativação, relacionamento e um monitoramento bem simples. Planejamento e métricas dizem respeito a outros profissionais. Percebendo a dificuldade que vejo no dia a dia em agências e emails que recebo de pequenos empreendedores, pensei em como ajudar nesse sentido. Elaborei então, a partir de pesquisas e da minha própria vivência, um checklist de social media para as principais redes sociais, envolvendo todas essas questões que comentei com vocês. Vale lembrar que o trabalho talvez não seja engessado como nas planilhas que criei e sempre é possível adaptar ou flexibilizar.

O Checklist criado por Renata Checha é algo bem simples e muito útil. É possível ir até além do que a Renata proprõe em sua planilha podendo até adicionar outras tabelas como tempo, por exemplo. Se você é um gestor operacional em sua agência ou onde trabalha, é possível medir também com essa planilha o tempo gasta por seus colaboradores em cada atividade.

Para baixar a Planilha de Checklist Social Media criado pela Renata Checha, acesse clicando aqui!

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Planilha de planejamento de Mídias Digitais –  Por Ricardo Mello

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Estou compartilhando com vocês um modelo de Planilha de planejamento de Mídias Digitais no Google Drive que vim aprimorando ao longo das agências que trabalhei como Digital Planner. Ela é minha parceira a muito tempo e me permite planejar os investimentos de Facebook Ads, Linked In Ads, Google Adwords e qualquer outra mídia de performance com bastante controle. Costumo utilizar este modelo junto com a defesa da estratégia de mídia e o conceito da campanha, auxiliando bastante na aprovação com o cliente.

Basicamente a Planilha de planejamento de mídias digitais criada por Ricardo irá lhe ajudar a:

  1. Planejar investimentos com total controle
  2. Documentar distribuição da verba de mídia
  3. Aprovar verba mensalmente com o cliente
  4. Executar campanhas respeitando o gasto diário
  5. Visualizar o cronograma da campanha

Para baixar a Planilha de planejamento de Mídias Digitais criado por Ricardo, acesse clicando aqui!

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Planilha de acompanhamento automático de Páginas do Facebook – Por Ricardo Mello

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Meu nome é Ricardo Mello e, como todo digital planner, sou maníaco por dados. Principalmente quando estão organizados em uma planilha do Google Drive, que permite realizar o acompanhamento de fãs, “falando sobre” e engajamento de várias páginas ao mesmo tempo… TUDO AUTOMAGICAMENTE! Além disto, estão pré-configuradas no rodapé da planilha, três opções de gráfico em barra, sendo um para cada coluna de dados, neste caso, fãs, pessoas falando sobre e taxa de engajamento. Eles também são atualizados automaticamente. Lindo né?

De uma forma geral, esta planilha irá te ajudar ajudar a:

  1. Acompanhar a quantidade atual de Fãs
  2. Acompanhar a quantidade atual de Falando Sobre
  3. Acompanhar a Taxa de Engajamento atual
  4. Comparar o desempenho atual das suas páginas
  5. Visualizar gráficos atualizados

Para baixar a Planilha de acompanhamento automático de Páginas do Facebook criado por Ricardo, acesse clicando aqui!

 

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