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Branding digital: Uma grande oportunidade

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Midia Boom
Escrito por Midia Boom

A era digital transformou diversos aspectos do marketing, conforme falamos no artigo sobre marketing offline ou online. Com isso, todo um novo mercado surge, já que estratégias que costumam dar resultados em outros veículos não têm o mesmo impacto na web, de modo que torna-se essencial buscar novas técnicas para conquistar o consumidor.

Através de diversas estratégias do markerting digital é possível fazer com que a imagem de uma marca seja fortalecida, atraindo consumidores com a forte presença online. Utilizar o SEO, os links patrocinados e o conteúdo de qualidade é indispensável para que a empresa possa ser reconhecida como referência na área.

As ações voltadas para fazer com que o público-alvo de uma determinada empresa consiga perceber valor em uma marca, ou seja, tudo que gera percepção de valor – seja bom ou ruim – é definido como Branding.

O que é o Brandind Digital?

O Branding Digital é uma ferramenta que pretende agregar valor, buscando o crescimento da marca e a fidelização do público. Trata-se de um processo de desenvolvimento, um conjunto de soluções, que a sua marca deve fazer para se fortalecer diante dos concorrentes. O Branding abrange vários processos, desde a criação de uma nova marca e sua manutenção, até o reposicionamento de marcas que passam por dificuldades.

Toda forma de comunicação de uma empresa com o seu público-alvo acaba se tornando uma ação de Branding, pois a comunicação ajuda a mudar a percepção do cliente sobre uma determinada marca ou produto. Ou seja, queira ou não, todas as empresas fazem ações de Branding, mesmo que nem percebam.

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Como fazer Branding Digital

As redes sociais trazem formas de estabelecer uma comunicação com o seu público-alvo, de modo que torna-se mais acessível para as pequenas e médias empresas conseguirem criar, mudar ou moldar a percepção de valor que o público-alvo tem da marca.

Essa percepção de valor pode ser gerada em meios digitais a partir de um trabalho de SEO, conteúdo, página no facebook, blog da empresa e várias outras formas.

Foco no público-alvo

O objetivo principal do Branding é fazer com que um determinado produto ou marca seja uma referência em seu segmento e se destaque das demais. Atualmente, as ações de Branding visam destacar uma marca ou produto em detrimento de seus concorrentes, planejando lançamentos ou reposicionando a imagem. O objetivo principal é fazer com que clientes em potencial se tornem efetivamente consumidores e, melhor ainda, fidelizá-los.

A web trouxe uma nova forma de divulgar a marca, uma vez que o processo de compra foi modificado. Anteriormente, os compradores entravam em um ‘funil’ do mercado, de modo a escolher uma marca dentre tantas outras e só depois adquiriam o produto. Todo esse processo foi modificado, tornando-se muito mais complexo. O usuário avalia as marcas e avalia seu leque de marcas sistematicamente – por isso é importante uma boa relação da marca com o público, para se manter dentro desse leque do consumidor. Assim sendo, é necessário que a marca, além de cuidar da pré-compra, também dê atenção ao comprador no pós-compra.

Mercado no Brasil

No ano de 2010, o país investiu mais de um bilhão no mercado online, para um público de 73 milhões de consumidores. Esses números  vêm crescendo, tornando cada vez mais importante o mundo digital. Ações de branding se espalham pelas redes sociais com grande velocidade, pois são o reduto do público consumidor. Para ter uma ideia do impacto da internet na relação das marcas com o público, hoje as reclamações nessas redes sociais são maiores do que o número de reclamações que chegam ao Procon.

Futuro do mercado

Por se tratar de uma perspectiva relativamente nova, o Branding digital é o momento ideal para novos investidores, publicitários, designs entre outros profissionais ligados à área arriscarem. Já sobre as empresas, por se tratar de um campo em que poucos sabem onde estão pisando, é necessário ter cuidado e investir em análises, testes adaptações e, principalmente, focar a área de marketing como algo central dentro da empresa, já que é por ela que passa todo esse novo momento.

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