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Como fazer sorteio no Facebook

Como fazer sorteio no Facebook
Midia Boom
Escrito por Midia Boom

As redes sociais tornaram-se importante aliadas das empresas uma vez que permitem estabelecer um canal de comunicação direto com seu público-alvo.

O Facebook possibilita realizar promoções e sorteios de forma rápida e eficaz, trazendo engajamento e novos clientes interessados na marca e nos produtos.

Promover sorteios e promoções são estratégias reconhecidas do Marketing Digital, mais especificamente do Promocional, para o fortalecimento da marca, bem como para atrair clientes, de modo que permitem a fidelização dos clientes.

Regras do uso do Facebook

Primeiramente, é necessário compreender as 10 principais regras de uso do Facebook, que não permite:

  1. Tornar obrigatório compartilhar o banner da promoção;
  2. Exigir que o usuário curta uma foto ou imagem publicada;
  3. Solicitar que o usuário curta outra fan page, além da página que promove a promoção;
  4. Solicitar que o usuário deixe uma mensagem no post;
  5. Pedir que marque amigos em fotografias;
  6. Solicitar que o usuário post um vídeo na fanpage ou fotografia para ter acesso a promoção;
  7. Solicitar que o internauta dê check-in para participar;
  8. Informar que a melhor frase será escolhida;
  9. Divulgar o resultado do concurso ou sorteio via in-box ou chat;
  10. Tornar obrigatório que para uma promoção tenha validade, seja necessário determinada quantidade de postagens ou de curtidas.

Aplicativo para realizar sorteios no Facebook

Para os sorteios, é indispensável utilizar um dos aplicativos do Facebook e ter uma fan page, pois não é possível realizar sorteios com o seu perfil.

Sorteie.me

O aplicativo Sorteie.me é um dos mais utilizados pela sua facilidade em criar e gerenciar os sorteios e promoções.

É possível editar o título do sorteio, a data, a descrição, o regulamento, o link e a imagem do sorteio.

Permite também que aqueles que curtem a página do Sorteie.me visualizem a promoção e possam participar, de forma a ampliar a divulgação do sorteio.

Todo o processo para participar, por parte do usuário, é simples: após acessar o link da promoção, deve-se permitir que o aplicativo tenha acesso à conta, clicando em seguida no “Quero participar”.

Caso o usuário não tenha curtido a página, o aplicativo solicita que ele curta a página.

Tutorial para criar o sorteio no Facebook

Passo-a-passo:

1 – Estar logado no perfil administrador da fan page;

passo a passo 1

2 – Acessar a página do aplicativo, o qual solicitará o acesso (basta clicar em “permitir”);

Passo a Passo 2

3 – O menu “Promoções” será adicionado à página.

Passo a Passo 4

4 – Adicione a aba para que os usuários possam ter acesso.

Passo a Passo 5

5 – Através do menu você poderá gerenciar as promoções.

Passo a Passo 6

6 – Para criar a promoção é só clicar em “Nova” e inserir os dados – a data do sorteio, o título, a foto, a descrição e o regulamento. Simples assim!

Passo a Passo 7

Como fazer a divulgação?

Você conseguiu criar a promoção, mas como fazer para divulgá-la?

Após a publicação do sorteio, é necessário fazer a sua divulgação, fundamental para aumentar o alcance e, consequentemente, o número de participantes.

Dicas para promover o sorteio no Facebook:

  1. Gere conteúdo interessante, de modo que ele será compartilhado pelos usuários com seus amigos, já que se identificaram com a sua marca.
  2. Crie uma imagem para ser publicada em sua fan page, com conteúdo diferente e relevante, causando impacto em seu público-alvo.
  3. Faça publicações na sua página utilizando o link devidamente otimizado, o qual é fornecido ao criar o sorteio no Facebook.
  4. Modifique a imagem de capa da sua página após o início da campanha para gerar mais impacto.
  5. Realize anúncios no Facebook, acompanhe essa divulgação e, eventualmente, realize modificações para alcançar resultados melhores.

Conclusão

De forma simples, segura e eficaz é possível realizar promoções para o seu público específico, de modo a ter um controle sobre o alcance.

Exploradas de forma certa, essas campanhas geram mais likes, visibilidade e credibilidade perante os seus clientes.

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