UXDE dot Net

Google Buzz: Rede Social com E-mail?

Por -
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Mais uma vez o Google vem surpreender a todos com suas ferramentas criadas para que possam facilitar o nosso dia-a-dia, ou não, se pensarmos no caso do Google Wave.

Bom, muito se ouviu falar na época do lançamento do Google Wave sobre como seria essa plataforma, de como ela iria integrar as Redes Sociais, o e-mail, informações, pesquisas e muito mais em uma plataforma só. Acho que o sucesso que o Wave não teve o Google Buzz terá em breve.

O Google fez o inverso do Wave criando o Buzz, inseriu em algo que já utilizamos coisas que precisamos e usamos em outros campos e plataformas com freqüência.

Mas do que se trata exatamente esse Google Buzz que vai aparecer uma hora ou outra abaixo da sua Caixa de Entrada (inbox) de e-mails no seu Gmail?

Veja o vídeo de apresentação:

Texto abaixo extraído do site da revista Info.

Segundo o site Info, o conjunto de características permite aos usuários do Gmail acompanhar numa só tela seu webmail e atualizações de amigos em serviços sociais, como Twitter e Facebook.

Além disso, é possível importar conteúdos postados no Flickr, YouYube, Picasa Web, Blogger, Google Reader e outros leitores de RSS. Todos estes conteúdos aparecem numa barra à esquerda dos e-mails e permite ao usuário checar o que seus contatos do Gmail andaram publicando, escrevendo, fotografando ou tuitando.

A aposta do Google é na facilidade de uso da ferramenta e no fato dela agregar vários serviços que o usuário costuma consultar separadamente na web. Não é preciso cadastrar ninguém ou convidar contatos para sua lista de amigos. Todos os usuários de Gmail com quem você já trocou mensagens aparecem automaticamente na lista do Buzz.

É possível, no entanto, definir regras de privacidade, decidindo para quem você deseja ou não deseja exibir seus posts e fotos via Google Buzz.  A plataforma permite ainda recomendar conteúdo publicado por amigos colocando uma etiqueta “gostei” sobre determinada foto, vídeo ou tuíte.

Baseado nas escolhas do usuário, o Buzz passa a valorizar mais os conteúdos que o internauta costuma gostar e ocultar atualizações de amigos que o usuário supostamente não consideraria muito relevante.

Comentários sobre conteúdos publicados podem ser feitos entre contatos no Gmail, o que confere certa interação aos amigos que exibem conteúdo entre si no Google Buzz.

A plataforma Buzz tem também versão mobile, o que permitirá consultar essas informações em smartphones compatíveis, como os que embarcam sistema operacional Android.

No caso da versão mobile, no entanto, é possível ainda habilitar funções de geottaging, identificando a localização de fotos tiradas pelo celular ou mostrando quais contatos de sua lista estão na mesma cidade que você. Este recurso, porém, exige que o smartphone tenha GPS.

De acordo com o Google, os recursos do Buzz serão liberados gradualmente a toda base de usuários do Gmail. Este processo pode levar algumas semanas para ser completo.

A plataforma Buzz tem algumas similaridades com o Google Wave, que prometia integrar numa só interface todos os serviços online que os usuários costumam usar. Complexo de usar, no entanto, o Wave ainda tem poucos usuários e enfrente dificuldades para popularizar-se.

Chico Montenegro

Fundador e Editor do Blog Mídia Boom. Sócio e Gestor Operacional na Agência Social Tag, agência referência em Social Media em SP. Empreendedor inquieto, falador nato e sonhador. Uma meta? Ser feliz todos os dias independente das conquistas, o que vale é buscar sempre o sucesso.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×