Mídias Sociais

Três perguntas que a sua marca deve responder antes de postar no Instagram

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Escrito por José Calazans

Hoje o Instagram não é mais uma rede secundária em nosso planejamento de mídias sociais. Ele cresceu. Cresceu tanto que hoje os clientes não chegam pedindo apenas uma página no Facebook, eles pedem também um perfil no Instagram. Já temos algumas marcas desenvolvendo bons trabalhos nesta rede! Gosto do engajamento que a Superinteressante tem com a tag #superfrases, mas precisamos aumentar o número de marcas com um bom trabalho nesta rede.

Para ajudar quem deseja colocar sua marca ou do cliente na rede, separei três perguntas que deverão estar no seu planejamento de mídias sociais ou precisam ser respondidas antes de você publicar uma foto.

Três perguntas que a sua marca deve responder antes de postar no Instagram

O que o meu público quer ver?

Publicar fotos de gatos, pôr-do-sol e comidas porque é o que as pessoas compartilham no Instagram é perder a oportunidade de afirmar a sua marca. Sua marca é seguida porque as pessoas querem ver algo que não conhecem ou que é interessante para elas.

Um ótimo exemplo são os perfis das celebridades. As pessoas seguem porque querem ver como é o dia a dia das estrelas.

O que eu posso fazer para engajar através das minhas fotos?

A foto que você publica é a principal estimuladora dos seus consumidores nesta rede. Elas precisam dizer algo para eles. Com elas você pode contar uma história, mostrar um fato da sua empresa no passado, apresentar usos diferentes para seu produto.

Gosto da gameficação que o projeto Filmstagram gera na rede. Este publica imagens de algum filme e no texto coloca uma dica para os seguidores descobrirem de qual filme ela saiu. Quem acertar entra para o ranking do projeto e concorre a brindes.

Qualquer um pode publicar imagens de filmes, mas eles encontraram na gameficação a saída para engajar os seus amigos e se diferenciar dos demais.

O que irá motivar meus seguidores a falar sobre minha marca?

De todas as perguntas essa merece atenção especial. Motivar os consumidores para que eles falem sobre a sua marca não é uma tarefa fácil, mas é a melhor parte do trabalho. Seu trabalho é mostrar algo estimulante para o usuário.

Eu gosto do trabalho do Colégio Ideal. Uma escola de Belém que publica as fotos dos seus professores e alunos no seu perfil.

O colégio possui mais de 30 anos de existência e contém professores com tanto tempo de atuação quanto a escola. Semanalmente eles publicam as fotos desses professores, o que estimula os atuais e ex alunos a comentarem nas fotos. Há também um incentivo para que os alunos publiquem suas fotos com a tag #ClickInstagram. As melhores imagens são postadas na página do Facebook do colégio.

Espero que essas perguntas possam ajudar a sua marca encontrar o caminho certo no Instagram. Você pode buscar outras perguntas e dar novas respostas para as já existentes, só não esqueça de pensar primeiro nas pessoas e só depois pensar nos filtros que irá usar.

Sobre o Autor

José Calazans

Analista de Mídias sociais desde 2009. Já fez ações em mídias digitais para Vale e Governo do Estado do Amapá. Atuou como Analista de Mídias Sociais na campanha da ex governadora Ana Júlia Carepa no Pará. É Publicitário, formado pela Universidade da Amazônia (UNAMA).
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