Mobile/Tech

Atraindo seu público por meio da Geolocalização e Gamificação

geolocalização
Escrito por André Brazoli

Enfim chegou aquele momento que sempre sonhei em ver no Brasil, desde que vi pela primeira vez o jogo proposto pela montadora MINI em Stockholm, capital da Suécia, o MINI Getaway Stockholm. A ideia era que houvesse uma disputa entre pessoas pelo MINI Countryman para o lançamento do modelo.  Foi criado um aplicativo exclusivo para essa ação. Veja como ela foi pensada e realizada nos vídeos abaixo.

A ideia:

O Case:

A ação utiliza a geolocalização para entreter o público por meio da gamificação. Geolocalização é a identificação da localização geográfica por meio de um objeto que pode ser um telefone celular ou um computador conectado a internet. E Gamificação é uma forma de interação entre pessoas e marcas engajando-as a realizarem atividades de forma mais atrativa.

Todos já lemos artigos sobre o Foursquare e sua utilização. O Foursquare tem sido o aplicativo que melhor utiliza os artifícios da geolocalização e gamificação. A princípio, você pode achar que ele não é um jogo, mas de fato é. A cada check-in realizado você ganha pontos, caso cumpra alguns requisitos será condecorado com insignias (os badges), chegando a conquistas napoleonicas de locais se tornando prefeito. Este é o ambiente que muitos sequer percebem que estão jogando.

Mas ele não é limitado somente a um joguinho para ganhar pontos, insignias ou ser conquistador de regiões. O Foursquare é uma plataforma de geomarketing que as empresas tem utilizado como uma forma simplificada de bonificação para clientes assíduos. Você ganhar um café a cada check-in realizado na cafeteria, ganha desconto se for prefeito na loja de presentes ou ainda insígnias especiais de determinada empresa. São premiações simples, mas que atrai o público por determinado tempo, sendo preciso inovar sempre.

Os usuários utilizam também a plataforma para deixar suas dicas sobre o estabelecimento. Seja sobre um prato ou bebida, além de críticas ao atendimento ou estrutura. Essa já seria uma nova funcionalidade utilizado por usuários para a ferramenta. O Foursquare passou de um jogo para se tornar também um guia cultural e gastronômico geolocalizado.

Já pegando esse mote de guia cultural e gastronômico, o Kekanto trabalha exatamente como um guia colaborativo de serviços que utiliza a geolocalização e gamificação para condecorar seus usuários mais ativos. O Kekanto realiza eventos presenciais com as pessoas que mais colaboram com o site escrevendo resenhas dos locais ou atualizando os dados dos estabelecimentos, melhorando assim usabilidade do site. Check-ins, insignias e resenhas estão presentes como no Foursquare, mas as informações institucionais como contato, formas de pagamento e acessibilidade estão presentes nas páginas de cada local e o check-in só pode ser realizado se estiver próximo do local, evitando check-ins fakes como ocorre no Foursquare facilitando ações promocionais (Specials), sendo esses os diferenciais de ambos.

Geolocalização e gamificação são utilizadas por empresas de forma pouco criativa. As ações são baseadas em sua maioria em check-ins ou prefeituras no Foursquare, sendo ações que não trazem diversão para os participantes.

Pensando em atrair um público que não está na faixa etária que consome brinquedos para diversão pessoal, a Estrela, lançou uma versão no Brasil do Banco Imobiliário Geolocalizado utilizando a plataforma do Foursquare. O aplicativo aproxima a empresa de antigos jogadores do Banco Imobiliário de tabuleiro e que são familiarizados com ambiente e o vivência constantemente.

Com os usuários cada vez mais seletivos em relação ao meio em que receberão publicidade e propensos a achá-la intrusiva, a utilização de jogos geolocalizados criam entretenimento quebrando a passividade da publicidade convencional e até da online criando vínculos com a empresa. Esse é um mercado pouco explorado, mas que já demonstra boas oportunidades de atuação.

Sobre o Autor

André Brazoli

Estudante de publicidade, viciado em internet, mídias sociais e busca sempre coisas interessantes (ou não) que possam ajudar na sua vida on-line (ou não).

Deixe um comentário