SEO - Otimização de Sites

Você sabe o que é Pagerank?

O que é PageRank
Gabriel Nunes
Escrito por Gabriel Nunes

O “Pagerank” foi criado em 1995 por Larry Page, um dos fundadores do Google, em meio aos seus estudos na Universidade de Stanford, localizada na Califórnia.

O PageRank (PR) é uma métrica que utiliza o fator relevância como elemento para a avaliação. O objetivo é constatar a relevância de um site para o Google através do mapeamento dos sites, estipulando uma nota de 0 a 10.

Para realizar o cálculo, o Pagerank enumera e analisa diversos fatores no processo, tais como quantidade, contexto e a qualidade de cada link que o site recebe. Por exemplo, se o seu site possui centenas de backlinks vindos de páginas que não são tem relação com o conteúdo do seu site, o seu posicionamento no Google será inferior ao dos seus concorrentes que possuírem backlinks de páginas relacionadas ao assunto.

O que estabelece o valor exato que cada link recebe na escala do Pagerank é a quantidade, contexto e qualidade dos backlinks. Da mesma forma, um backlink vindo de um site bastante confiável como Uol, Globo ou Terra é muito mais valioso do que ter centenas de links em sites com pouca reputação.

O Google anunciou em 2014 que não fará atualizações no Pagerank e, portanto, analistas de SEO ao redor do mundo discutem sua atual importância e relevância para um bom posicionamento no buscador.

O que é PageRank Moz Bar

A utilização das métricas oferecidas pela ferramenta Moz Bar, como o Page Authority, Domain Authority e MozRank torna possível analisar não somente a relevância do domínio como um todo, mas também de cada página específica e seus respectivos backlinks.

Sobre o Autor

Gabriel Nunes

Gabriel Nunes

Agência Mídia Boom

Deixe um comentário