Infográficos

86% dos brasileiros gostam de comentar em redes sociais o que assistem na TV

Social-TV---Da-TV-para-a-Internet
Midia Boom
Escrito por Midia Boom

SOCIAL TV é um termo que chegou junto com o uso e expansão de novas tecnologias, principalmente após o lançamento de aparelhos de televisão que agregam no mesmo dispositivo a televisão e acesso à conteúdos web, especialmente às redes sociais. Entretanto, mais do que relacionar o Social TV ao uso de um dispositivo que agregam as duas funções, o termo está relacionado ao uso social do conteúdo televisivo. O ato de ver um programa de TV e compartilhar comentários para os amigos em uma rede social, torna-se um hábito cada vez mais comum e, não surpreendentemente, estimulados pelos canais de TV.

O estudo “Social TV – Da TV para a Internet” realizado pela eCGlobal Solutions, empresa especializada em metodologia de pesquisa online, entre os dias 25 de Junho e 09 de Julho de 2013, com 2.128 brasileiros, acima de 18 anos e procurou entender o modo como os usuários interagem com os programas de TV e compartilham conteúdo em seus perfis sociais. Os resultados mostram a disposição das pessoas em acompanhar programas de TV, por exemplo, em computadores e dispositivos móveis ou usar a TV como dispositivo para navegar em ambiente web.

Confira abaixo um resumo dos dados da pesquisa e em slide a pesquisa completa.

Filmes e Seriados são os programas favoritos dos brasileiros

Vivemos durante muito tempo acreditando que Brasil é o país de noveleiros e amantes de esportes, porém os resultados do estudo demonstram que a maioria dos brasileiros prefere assistir filmes (78%), seriados (66%), noticiários (62%), documentários (59%) e programas humorísticos (55%). O equipamento de televisão ainda é o preferido na hora de assistir os programas, segundo 88% dos entrevistados. Porém, 6% afirmam acompanhar programas televisivos pelo notebook/netbook e 5% através de computador de mesa/desktop. Para as faixas etárias mais jovens (18-24 anos), esses números aumentam para 10% e 6%, respectivamente.

As Smarts TV se mostram como parte desta tendência de socialização do consumo de mídia no aparelho de televisão. Cerca de 59% dos participantes disseram possuir conexão USB em suas TVs e 39% possuem televisores com conexão à Internet, dos quais 25% afirma usar para navegar em mídias sociais, como Youtube, Facebook etc.

Brasileiros gostam de comentar sobre programas de TV em Redes Sociais

Ver televisão é um ato social. Essa foi uma das conclusões levantadas pelo estudo que concluiu que 86% dos brasileiros gostam em comentar em suas redes sociais sobre o que assistem na telinha. E para as mulheres esse número sobe para 90%. Entre os públicos mais engajados em comentar o que assiste, estão os públicos de TV por Assinatura e que consomem programas do tipo Reality Shows.

Sobre o Autor

Midia Boom

Midia Boom

Blog Mídia Boom

1 Comentário

Deixe um comentário